Por:
Cristina Severgnini | Jornalista MTb/RS nº 9.231
Paula Fengler | Nutricionista CRN 10168 – Pesquisa & Desenvolvimento na Excelsior Alimentos
As escolhas alimentares devem ser inteligentes e também devem respeitar o corpo e o prazer de comer. Para quem quer mudar hábitos, o começo nem sempre é fácil. É preciso permanecer vigilante e estabelecer algumas regras. Mas, quando as boas práticas se tornam corriqueiras, carregar sua garrafinha de água, seus potinhos ‘de saúde’ e fazer seu prato colorido não será sacrifício algum.
Segundo a nutricionista Paula Fengler, da equipe de Pesquisa & Desenvolvimento da Excelsior Alimentos, os nutrientes encontrados na alimentação auxiliam na potencialização do sistema de defesa.
Saiba mais: Conheça os nutrientes que agem em favor do seu sistema imunológico
“Mas não quer dizer que comer muito um determinado alimento significa adquirir imunidade”, alerta. É preciso haver equilíbrio e nutrição balanceada. “Na verdade, uma alimentação pouco variada ou insuficiente em nutrientes reduz a produção, ativação e funcionalidade de anticorpos”, completa a nutri.
Por isso, preparamos uma lista de atitudes práticas e simples, que podem ajudar a tirar o melhor proveito da alimentação para manter seu exército imunológico em condições de combater quaisquer ameaças de doenças. Veja abaixo:
1 - Comece pelo simples
Transformar a rotina e adotar hábitos alimentares que aliem sabor, saúde e qualidade de vida pode ser desafiador. Por isso, a dica é começar pelo simples, pelo funcional, pelo que você gosta. O importante é rever seus costumes e começar!
“Sei o quanto é desafiador transformar nossa rotina e adotar hábitos alimentares que aliem sabor, saúde e qualidade de vida, mas o importante é começar. Comece pelo simples, pelo funcional, pelo que você gosta.”, recomenda Paula Fengler.
2 - Quanto mais colorido, melhor
Um jeito prático de obter nutrição balanceada sem ficar decorando tipos de nutrientes é que a alimentação seja colorida e diversificada. Quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes estarão ali para lhe nutrir. Essa dica vai muito bem para ser ensinada para as crianças.
3 - Água é vida, água é amor
A hidratação é essencial para manter nossas células funcionando adequadamente. A regra geral é de 30 a 35 ml/kg (no mínimo, 1 litro e meio para pessoa de 50 quilos), mas você pode observar sua hidratação pela cor da sua urina, que deve ser clara o dia inteiro, exceto a primeira da manhã.
A desidratação altera a fluidez do sangue, comprometendo o transporte de nutrientes e oxigênio e, como consequência, a atividade celular fica inadequada. “Quem sabe, este não é o momento para você comprar a garrafinha que tanto gosta e se apaixonar pelo hábito de se hidratar! Uma dica é aromatizar uma jarra de água, combinando limão, abacaxi, folhas de hortelã, maçã, cardamomo, alecrim ou outras possibilidades”, sugere a nutri.
4 - Mastigue, mastigue, mastigue
Coma com atenção. Mastigue bem, para que o alimento chegue ao estômago o mais ‘mastigado’ possível e facilitando a absorção dos nutrientes.
5 - Invista, você merece
Compre potinhos para guardar seus mix e carregá-los por aí. E cole post-its nos locais estratégicos como lembrete. Sugerimos: ‘Água é vida, água é amor’, ‘A desidratação altera a fluidez do sangue e a atividade celular’ ou outras anotações que façam sentido para você. “Quem não tem o hábito de tomar água pode lançar mão de algum aplicativo para se lembrar de fazer isso ao longo do dia”, recomenda Paula Fengler.
6 - Pratique atividade física moderada e regular
Atividade física em excesso também pode deprimir o sistema imune. Então, se você está começando, vá com calma!
7 - Tome sol diariamente
Para manter a vitamina D em dia, o recomendado é de 10 a 30 minutos de sol por dia, dependendo do seu tom de pele e da orientação do seu profissional.
8 - Controle o estresse
Se possível, evite se submeter a situações estressantes. Como o estresse é o grande inimigo da imunidade, seu controle é fundamental para barrar as doenças.
Confira também: Lista de alimentos com os nutrientes que agem em favor do seu sistema imunológico
______
Saiba mais sobre o sistema imunológico
Os alimentos são aliados para manter seu sistema imunológico, que é formado por uma complexa rede de células e órgãos que funcionam, em conjunto, como uma grande barreira de proteção, evitando que substâncias estranhas e doenças afetem nossa saúde. Os especialistas classificam a função imunológica em dois grupos: inata ou adquirida.
A inata é determinada pela genética e já nascemos com ela; apresenta resposta rápida e é formada pelas barreiras biológicas, químicas e físicas que barram os agentes infecciosos. Para que essa imunidade seja capaz de agir, não é necessário um contato anterior com agressores. E a adquirida (ou adaptativa) é aquela que adquirimos através da exposição a antígenos (substâncias que produzem resposta do sistema imune) e pode ser ativa ou passiva.
A função imunológica adquirida ativa resulta da produção de anticorpos quando um antígeno entra em nosso corpo. Pode ser natural (quando desenvolvemos uma infecção, como a gripe) ou artificial (quando um antígeno é colocado em nosso corpo, como as vacinas). E a passiva ocorre quando recebemos os anticorpos já prontos, o que pode ser de forma natural (transferência de anticorpos da mãe para o bebê por meio da placenta) ou artificial (por exemplo, por meio dos soros, como o soro antitetânico).