A Excelsior Alimentos, centenária indústria gaúcha, apresenta uma novidade aos clientes e consumidores: o presunto Origens fatiado. Desenvolvido para despertar memórias afetivas relacionadas a práticas da culinária gaúcha, o produto resgata a tradição do fogão a lenha e do churrasco preparado com lenhas frutíferas, tendo como diferencial a defumação a partir de laranjeiras.
Feito 100% com pernil suíno e temperado com especiarias, o lançamento se destaca pela versatilidade, sendo a escolha ideal para quem valoriza a praticidade na culinária cotidiana e não abre mão do toque regional. As fatias combinam com lanches, a exemplo de sanduíches, e também com preparos mais elaborados, como quiches, bruschettas, lasanhas e parmegianas, além de poder fazer parte de harmonizações requintadas com queijos, frutas e vinhos.
Com baixo teor de gordura, o presunto Origens carrega o sabor autêntico de uma receita que remete ao aroma defumado da cultura gaúcha. Durante seis horas, o cozimento e a defumação ocorrem de forma simultânea com a queima da lenha de laranjeira selecionada especialmente para que o produto adquira nota cítrica e com um fundo amadeirado. Em fatias, o presunto apresenta uma textura macia e suculenta, perfeito para ser saboreado puro ou em receitas que valorizam a qualidade dos ingredientes, proporcionando uma experiência sensorial que une a tradição, praticidade e sofisticação.
A novidade chega aos pontos de venda na embalagem 120g neste mês, e se soma à versão peça, lançada há um ano. “A Excelsior Alimentos, como indústria gaúcha atenta à força das tradições, apresenta esta novidade do Origens que é exemplo de inovação aliada à nossa essência e com foco em entrega de qualidade”, afirma Luiz Motta, CEO da Excelsior Alimentos.
O Origens é, ainda, resultado de uma criação conjunta que envolveu o food lab da empresa, o Parque Científico e Tecnológico Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (Tecnounisc) e os cursos de Gastronomia, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Química Industrial e Marketing da universidade.
Também pelo desenvolvimento do presunto Origens, a Excelsior Alimentos foi reconhecida, em julho deste ano, entre as empresas mais inovadoras do Sul do país em ranking da Revista Amanhã. “A versão fatiada surge como uma demanda do mercado, que aprovou a receita e pediu uma alternativa mais prática. É preciso ter verdade na inovação de um produto para que ele prospere. Por isso a ideia em homenagear o Rio Grande do Sul e relacionar com nossa história centenária no estado”, afirma a nutricionista Paula Fengler, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Excelsior Alimentos.
Além de resgatar raízes culturais, a novidade ainda vem para somar à linha de fatiados, que é core business do negócio, atendendo ao perfil estratégico dos clientes de pontos de venda que precisam de itens com padrão, economia por porção e controle de perdas na operação.
“Há uma procura crescente por fatiados tanto pelos consumidores, que buscam por economia e custo-benefício, quanto pelos clientes varejistas que necessitam de praticidade de exposição e armazenamento”, explica Paula. A percepção da especialista é confirmada por pesquisa e análise de mercado da Nielsen, que aponta um crescimento do mercado de fatiados cozidos no Rio Grande do Sul. Em valor de vendas, a alta registrada entre 2022 e 2024 foi, em média, de 16,2%, enquanto em volume, no mesmo período, o índice foi de 13%. Os dados evidenciam uma alta acima da média de mercado, gerando expectativa de bom desempenho de vendas e aceitação do público gaúcho.
