Como higienizar os alimentos e suas embalagens corretamente

Em tempos de coronavírus, aprenda a higienizar os alimentos corretamente ao chegar em casa e evitar uma contaminação.

Compartilhe:

Por:

Cristina Severgnini | Jornalista MTb/RS nº 9.231

Se antes já era importante, agora se tornou fundamental limpar todas as compras ao chegar em casa e isso inclui tanto os alimentos como as embalagens. No supermercado ou feira, os itens ficam expostos às mais diversas sujeiras, vírus e bactérias. Você nunca sabe se alguém com alguma doença contagiosa, gripe ou a temível Covid-19 tocou o produto com a mão contaminada e devolveu para a prateleira. 

Por isso, todas as compras precisam passar por um processo de higienização antes de serem guardadas. E, para garantir a higiene e manter a qualidade dos itens por mais tempo, é preciso fazer a limpeza da forma apropriada para cada tipo de produto. Para ajudar nessa missão, nós separamos algumas dicas de como higienizar os alimentos e suas embalagens. Confira:

Lave as suas mãos

Esse conselho é sabedoria básica para usar sempre. Quando for mexer com qualquer alimento, seja ele cru ou cozido, é importante lavar as mãos com água e sabão antes e depois de tocar nos produtos. Aliás, enquanto estivermos em pandemia, lavar as mãos nunca será exagero, principalmente se sair à rua ou tocar em algo que venha de fora.

Descarte as embalagens e guarde os alimentos em potes

O macete é recorrer aos potes herméticos para guardar arroz, feijão, farinha e cereais. Assim, você descarta logo as embalagens de papel ou plástico e as caixas que costumam vir sujas do supermercado. E os alimentos ficam bem conservados, livres de traças e outros insetos. Há ainda o plus da melhora na organização e aparência dos armários.

Como limpar as embalagens

Caso você prefira deixar os produtos em suas respectivas embalagens, será necessário realizar a higienização adequada. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o vírus pode viver por horas ou até dias em uma superfície, como por exemplo, nos recipientes e pacotes dos alimentos.

Por isso, ao retirar os itens da sacola, é preciso lavar as partes externas das embalagens com água e detergente ou higienizar com água sanitária ou álcool. Se for usar água sanitária, pode ser diluída uma colher por litro de água, solução que serve também para lavar as sacolas e a bancada ou área onde mexeu com as compras. E em embalagens que deterioram se forem molhadas, a limpeza deve ser feita utilizando álcool 70% com borrifador ou pano.

Garrafas e latas, use detergente

Embalagens de vidro, metal e plástico rígido devem ser lavadas como se fossem louça comum. Latas, garrafas e caixas de leite podem ser limpas com esponja e detergente e enxaguados normalmente para eliminar as sujeiras e os possíveis vírus e bactérias. Após higienizados, seque com um pano e guarde.

Frutas e legumes

As frutas e legumes – como maçã, ameixa, uvas, laranja, limão, cenoura, batata, abobrinha, beterraba e outros – devem passar por uma lavagem caprichada. Pegue um alimento por vez, coloque debaixo da água corrente por cerca de 15 segundos e esfregue bem, de preferência com uma escova ou uma esponja nova e um pouco de detergente.

Caso você queira fazer uma higienização ainda mais completa, deixe de molho por 15 minutos na solução de água sanitária, enxaguando depois disso com água de torneira. Essa dica serve para os vegetais com casca e, antes de guardá-los, é preciso deixar a água escorrer bem até que fiquem secos.

Para os alimentos que vão para geladeira, uma sugestão é usar potes com tampa e forrados com papel toalha para aumentar a durabilidades.

Verduras folhosas

Devem ser deixadas de molho na solução com água sanitária. Para eliminar todas as sujeiras e microrganismos de alface, rúcula, agrião, couve, brócolis e espinafre, a recomendação é diluir quatro gotinhas de hipoclorito de sódio ou uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água. Coloque os vegetais de forma que fiquem imersos e deixe de 15 a 20 minutos.

Assim, todas as sujeiras e microrganismos serão eliminados. Algumas pessoas usam vinagre, mas o poder de eliminação de bactérias é menor porque o produto não tem efeito sanitizante. Depois, é importante enxaguar com água corrente, deixar secar e guardar na geladeira em recipientes fechados e forrados com papel toalha.

Atenção ao tipo de água sanitária

Não é qualquer água sanitária que serve para higienizar alimentos. Só devem ser usadas as marcas que tenham no rótulo a indicação de que servem para desinfecção de frutas, verduras e legumes. Também é preciso verificar se a concentração de cloro ativo é de 2% a 2,5%.

Descarte as embalagens de carnes

Nos casos de proteínas como carnes, peixes e frios, é preciso abrir as embalagens de forma cuidadosa e descartá-las no lixo. É ainda aconselhável lavar as mãos com água e sabão e colocar a carne em outro recipiente para guardar na geladeira.

Como agir no supermercado

Para evitar contaminação, durante a compra não coloque suas mãos no rosto, boca, nariz e olhos. Se possível, pague com cartão, pois o vírus pode permanecer vivo no dinheiro por mais de um dia. Assim que sair do caixa, higienize as mãos com álcool em gel e, ao chegar em casa, sempre lave as mãos com água e sabão.

Cuidado também com as tele-entregas

As refeições prontas entregues em domicílio, retiradas em balcões de atendimento ou por drive-thru também requerem cuidados.

A dica é fazer a encomenda diretamente, por telefone ou aplicativos, evitando a interferência de intermediários. Sempre que possível, opte por embalagens de papelão, pois os estudos indicam que o vírus resiste por menos tempo em papel do que em plástico ou alumínio. E deve ser feita a desinfecção das embalagens antes de abri-las (com álcool ou água e sabão).

Estudos científicos indicam o tempo aproximado da permanência do coronavírus em diversas superfícies. Dados pulicados no New England Journal of Medicine mostram que o vírus é capaz de viver por até 72 horas (3 dias) em plásticos e aço inoxidável, 24 horas (1 dia) em papelão e quatro horas em cobre. A quantidade de vírus existentes nas superfícies vai diminuindo com o passar das horas, reduzindo o risco de contaminação. No entanto, esses vírus são inativados em cerca de um minuto pelo contato com álcool etílico 62-71%, água oxigenada 0,5% ou hipoclorito de sódio 0,1%.

Search
Close this search box.

Agradecemos o envio!

Vai ser incrível ter você junto com a gente.
Em breve, nossa equipe irá entrar em contato.
seja nosso cliente

Junte-se à Excelsior Alimentos!