Por:
Cristina Severgnini | Jornalista MTb/RS nº 9.231
Se tem gente em casa, dá aquela vontade de um lanche, um suco, um café e de fazer algumas receitinhas vistas na internet. E o resultado é xícaras, copos, panelas e pratos sujos e paredes e chão engordurados. Como é bastante visitada, a cozinha fica esculhambada o tempo todo, a louça suja parece nunca diminuir e você mal termina a arrumação após uma refeição que logo aparecem pratos e canecas para serem lavados.
Definitivamente, manter a cozinha limpa e brilhando igual se vê nas revistas de decoração parece impossível para um lar de gente normal. Mas dá para mantê-la relativamente limpa e organizada. Basta criar hábitos de organização e limpar imediatamente sempre que algo sujar, pois a limpeza se torna mais complicada quando é deixada para depois. Existem também alguns truques para reduzir o tempo na higienização e arrumação. Veja abaixo algumas dicas que podem contribuir para que a cozinhe permaneça limpa por mais tempo. Confira:
Não deixe a louça suja acumular
Esvazie a pia após cada refeição. Se possível, lave a louça enquanto cozinha e nunca deixe acumular para lavar depois.
Uma atitude a ser adotada é sempre dormir com a pia limpinha, pois louça de um dia para o outro, além de chamar baratas, faz com que restos de comida sequem e fiquem duros, tornando mais difícil de removê-los no dia seguinte. Além disso, se você e sua família forem apenas largando a louça suja na pia, a bagunça se torna assustadora e as pilhas de panelas e pratos serão um desafio para o preparo da comida e para a limpeza posterior.
Também evite largar pratos molhados sobre a louça quase seca que já estava no escorredor, evitando assim o ciclo interminável de pingos e diminuição do espaço.
Combine as regras com a família toda
Faça com que todos contribuam para manter a cozinha limpa. Regras do tipo “usou, lavou” funcionam muito bem se todos levarem a sério.
Cada membro da família deve ter suas tarefas. Inclusive as crianças pequenas podem ser orientadas a, pelo menos, colocarem os canecos usados dentro da cuba da pia.
Você pode ainda usar um quadro para escrever as regras e para recados.
Procure manter a esponja sempre limpa
Muita gente ignora, mas isto é bem sério: a esponja usada para lavar a louça precisa ser higienizada diariamente porque acumula fungos e bactérias prejudiciais à saúde.
Para higienizá-la, basta lavar a esponja muito bem após o uso e, depois, deixá-la submersa em um recipiente com água fervente por 10 minutos. Além disso, lembre-se de trocar a esponja da cozinha uma vez a cada 15 dias.
Evite sujar muito na hora de cozinhar
A habilidade de picar ingredientes sem respingar pedaços pela cozinha e mexer panelas sem derramar só é adquirida com o tempo. Mas, ter atenção e capricho já é um passo para evitar sujar a cozinha toda.
Tente não cortar alimentos ou mexê-los na panela de forma muito brusca para que estes não respinguem no fogão, na pia e na parede. E, caso isso aconteça, limpe imediatamente, enquanto ainda está fácil, pois depois que a sujeira endurece e gruda, a tarefa fica muito mais difícil.
Chão, azulejos e paredes
Para higienizar as superfícies da cozinha e evitar a proliferação de bactérias, existem truques caseiros que são uma mão na roda.
Um deles é misturar água, detergente neutro e bicarbonato de sódio e passar a solução com um pano. Em seguida, passe um pano úmido e limpo.
Já, quando há gordura na cozinha, a dica é passar vinagre puro com um pano, pois, como é ácido, o produto corta e neutraliza a ação da gordura. O vinagre não enferruja o fogão e ainda dá brilho ao inox e, por isso, pode ser passado em fogões, pisos, bancadas, pias e eletrodomésticos. Para finalizar, passe um pano molhado com água limpa ou com detergente neutro.
Geladeira limpa e organizada
O ideal é limpar a geladeira de 15 em 15 dias, usando esponja macia e embebida em uma mistura de água, detergente e vinagre. Para uma boa limpeza, é preciso tirar tudo de dentro dela e limpar tudo, inclusive as prateleiras e grades.
Aproveite a tarefa e descarte os alimentos vencidos ou estragados. Para facilitar o trabalho, a sugestão é realizar a limpeza antes de ir para o mercado ou feira, quando a geladeira já está quase vazia.
Lixeiras em dia
Não se esqueça de retirar o lixo diariamente, tanto os resíduos orgânicos com os secos. Quando se trata de lixo orgânico, que pode começar a se deteriorar e cheirar mal, é bom levar para fora de casa logo depois do preparo da refeição e nunca deixar passar a noite produzindo bactérias e chamando ratos e baratas para sua cozinha.
A lixeira deve ser lavada sempre que você achar necessário, usando uma pasta de bicarbonato e água morna para remover o cheiro ruim do recipiente.
Panos de prato
Se sua cozinha for movimentada, troque o pano de prato todos os dias e coloque imediatamente para lavar. Se forem brancos, você pode deixar de molho em uma mistura de água, água sanitária e sabão em pó. Deixe de molho por algumas horas e depois lave e enxágue normalmente.
O ideal é ter dois tipos em uso, sendo um para enxugar as mãos e o outro para a cozinha em geral.
Livre-se dos maus odores
Para que a sua geladeira não tenha odores estranhos é preciso verificar constantemente se algum alimento está fora da validade ou começando a estragar. Mas se o mau cheiro se instalar, o truque é colocar algumas tigelas rasas com pó de café em pontos estratégicos (como o fundo das prateleiras), que o mau cheiro é logo eliminado.
Já se o micro-ondas está com cheiro estranho ou de queimado, esquente meia xícara de água com o suco de um limão por três minutos e deixe a porta do micro-ondas fechada por mais cinco minutos para que o vapor faça seu trabalho. E, depois, limpe a parte interna com um pano ou uma esponja.
Leia também: Como higienizar os alimentos e suas embalagens corretamente