Excelsior Alimentos traz novidades de portfólio para a Expoagas 2025

Em resposta a demandas de mercado, indústria de Santa Cruz do Sul apresenta novos itens da linha de fatiados aos clientes e consumidores

Compartilhe:

A Excelsior Alimentos lança na 42ª edição da Expoagas uma nova versão de três clássicos da empresa. A linha de fatiados, que faz parte do core business do negócio, agora passa a  dispor das mortadelas com e sem toucinho na versão 400g — ambas caracterizadas por sabor marcante com picância leve e a textura macia conhecida e aprovada pelos consumidores. Já o presunto cozido será apresentado em embalagem de 300g. Feito 100% com carne de pernil suíno, de textura leve, macia e suculenta, o produto é uma fonte de proteína com baixo teor de gordura.  O evento ocorre de 19 a 21 de agosto, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre,

As novidades foram idealizadas em resposta a uma mudança de comportamento de consumo e de compra, principalmente relacionados a lojas de autosserviço e cash and carry (atacarejos), além de atender a dois perfis estratégicos: famílias maiores e clientes de pontos de venda que precisam de produtos fatiados com padrão, economia por porção e controle de perdas na operação. 

“Há uma procura crescente por produtos em formatos maiores, tanto por parte dos consumidores, que buscam por economia e custo-benefício, quanto pelos clientes varejistas que necessitam de praticidade de exposição e armazenamento”, explica Paula Fengler, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Excelsior Alimentos.

A percepção da especialista é confirmada por pesquisa e análise de mercado da Nielsen, que aponta um crescimento do mercado de fatiados cozidos no Rio Grande do Sul. Em valor de vendas, a alta registrada entre 2022 e 2024 foi, em média, de 16,2%, enquanto em volume, no mesmo período, o índice foi de 13%. Na Região Metropolitana da Capital, os crescimentos chegam a 26% em valor, o dobro do Interior do Estado, e 23% em volume considerando o mesmo recorte de tempo. Tais dados evidenciam uma alta acima da média de mercado, gerando expectativa de bom desempenho de vendas das novidades, cujos pedidos podem ser realizados já a partir da Expoagas.

Além da flexibilidade para armazenar e expor, as embalagens são ideais para as gôndolas por permitirem maior agilidade na reposição e menos perdas por vencimentos. A nova linha foi pensada, também, para completar as opções de fatiados que fazem parte do mix, de 180g e de 1kg. “Com o peso intermediário, diversificamos o perfil de consumidores e também ampliamos o leque de opções ao cliente, gerando incremento nas vendas e uma alternativa competitiva para os pontos de venda que não dispõem de área de fatiamentos. Pensando no shopper (comprador), as novidades proporcionam praticidade, padronização,  funcionalidade, com melhora na conservação, e versatilidade, pois combina com sanduíches, lanches escolares, tábuas de frios, recheios, saladas e até pratos quentes”, acrescenta Paula.

A experiência no espaço da Excelsior foi pensada para ir além do sabor: o estande incluiu uma linha do tempo que resgata os momentos marcantes da trajetória da marca, desde sua fundação em 1893 até sua consolidação como uma das líderes do setor no Sul do Brasil. Inspirado nos antigos cafés e empórios coloniais, o projeto valorizou elementos de memória afetiva e identidade regional. O espaço também contará com uma cozinha completa e uma sala de reuniões, oferecendo conforto e privacidade para o atendimento de clientes e parceiros. Pela imersão sensorial e afetiva, o estande conquistou o terceiro lugar na categoria “Melhor Visual Merchandising – estandes de médio porte”, no Prêmio Expositor ExpoSuper by Popay, durante a Exposuper, em Santa Catarina. 

A Excelsior Alimentos ainda leva à Expoagas o trio de valor da empresa, também da linha de fatiados, composto por presunto, mortadela defumada e peito de frango defumado de 180g e a linha de patês da marca, líder de mercado na categoria. Os demais produtos do portfólio — incluindo mortadelas, salsichas, cortes de açougue, congelados e as linhas Raízes do Sul e Cozinha Verde (com ingredientes 100% vegetais) — poderão ser degustados pelo público visitante da feira.

Homenagem

A Excelsior Alimentos está entre as empresas homenageadas da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) em reconhecimento à sua participação desde a primeira edição da feira. “Além da realização de negócios, um dos objetivos da AGAS é reconhecer o pioneirismo das empresas que contribuíram decisivamente para a história de sucesso dos 42 anos do nosso evento”, afirma Antônio Cesa Longo, presidente da associação. A distinção será entregue na abertura do evento, dia 19, às 9h, no Teatro da FIERGS, ao CEO da Excelsior Alimentos, Luiz Motta, e ao gerente industrial, Fábio Soares.

A Expoagas

A Expoagas é a maior feira do setor supermercadista em todo o Cone Sul. Com grande estrutura, proporciona ótimas oportunidades para fornecedores e compradores. As palestras e seminários também são um marco na feira, que é mais um evento focado na qualificação profissional do setor em suas mais diversas áreas. Na edição passada, a Expoagas registrou 63 mil visitantes de 7,1 mil empresas e com 496 expositores, rendendo aproximadamente R$ 704 milhões de negócios nos três dias de evento.

Agradecemos o envio!

Vai ser incrível ter você junto com a gente.
Em breve, nossa equipe irá entrar em contato.
seja nosso cliente

Junte-se à Excelsior Alimentos!